04/04/06

CAMONIANAS - 13



Da vontade cativa

Se da alma e do corpo tens a palma,
e do corpo sem alma não tens dó,
há dó do corpo só,que está sem alma,
pois sem alma não vive o corpo só.
Na chama, no ardor, no fogo e calma,
na afeição, no querer eu sou um só;
não acharás vontade mais cativa;
nem outra como a tua tão esquiva.

Se te apartas por não ouvir meu rogo,
onde estiveres te hei-de importunar;
posto que vá por água, ferro ou fogo,
contigo em toda a parte me hás-de achar;
que a chama que me abrasa é de tal fogo
que, enquanto eu vivo for, há-de durar;
e o nó que me tem preso é de tal sorte
que não se há-de soltar em vida ou morte.

Luís de Camõesfragmento da Écloga V-"A quem darei queixumes namorados"
-p.357 na ed. das Rimas – por Costa Pimpão

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons