29/02/08

LER OS CLÁSSICOS - 90



Exílios

[...] A tua imagem está gravada no meu coração e é no meu coração que está também traçado o teu afastamento. E mais do que ela me reanima, a tua imagem ausente aflige-me.A tua separação confunde os meus projectos; o teu exílio impede e torna tortuosos os meus caminhos. É por tua causa que a minha alma foi abatida e o meu orgulho foi humilhado. A ponto que os sicômoros se levantam acima do meu cipreste e que o arbusto do hissope pareça mais alto que os meus cedros. Que o morcego ultrapasse o meu abutre e que a mosca voe por cima das asas da minha águia;[...]

Leão Hebreu /Judá Abravanel (1465-1535), médico, filósofo e poeta, judeu português nascido em Lisboa, filho de D. Isaac Abravanel.
[fragmento de um poema escrito em Itália, em 1503, dedicado ao filho do autor, Isaac, de 12 anos, que ficara em Lisboa e fora convertido à força ao catolicismo. Escrito originalmente em hebraico, a tradução para o português é citada por Fiama Hasse Pais Brandão num artigo do Jornal de Letras de 26 de Maio de 1981.]

Etiquetas: ,

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons