29/01/10

A MORTE É A CURVA DA ESTRADA...



J.D. Salinger - apenas «deixou de ser visto»

Conheci - o em livro de bolso, e em francês, quando li The catcher on the rye (título francês "L'attrape coeurs".) O amigo que mo ofereceu, creio que em 1968, deu-me oito dias para considerar que era o livro mais bonito que tinha lido...Era-o na altura, achei, e continua a ser um dos mais bonitos, ainda. - um dos grandes romances de adolescência. Em português tinha, na altura, o título Uma Agulha em Palheiro e era traduzido por Jorge de Sena ( edição de Livros do Brasil). Feita nova tradução por José Lima com o título "À espera no Centeio" (Difel 2005) Em tempos chegou a integrar programas de inglês do ensino Secundário. Foi o seu principal livro (de resto escreveu poucos).
Ofereci-o a muitos jovens, ao longo da vida.

Notícia :

O escritor norte-americano J.D. Salinger, autor do clássico "À Espera no Centeio" ("Catcher in the Rye" no título original), morreu hoje, no estado do New Hampshire, aos 91 anos.
in Público.pt - notícia relativa a 5ªfeira, 28.


Em 2007, o escritor francês Frédéric Beigbeder tentou encontrar Salinger, numa jornada que ficou registada no documentário «Catching Salanger». Pode ser visto em
http://www.youtube.com/watch?v=K8tycVEG7fs

Para saber mais: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/salinger-escritor-americano-tvi24/1135113-4073.html:

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons