21/02/10

LI E RECOMENDO



LIRA

LIRA,escolhido como título. explica o Autor, Manuel Silva Terra, poeta amigo de que já coloquei anteriormente no blogue alguns poemas , é, aqui, «parte fixa de uma prensa manual, assim chamada por apresentar a forma de uma lira»
Trata-se de um livro em prosa, recém - editado por editora Licorne – editoralicorne,blogspot.com - um livro de amor aos livros. Segundo texto da badana
«LIRA é um livro - não livro, ele é a causa e a consequência do leitor, e isso é tudo. LIRA é a espuma da respiração boca-aboca. Assim, o autor e quem lê salvam-se um ao outro

Estou a acabar de o ler. E encantada com a leitura. Dele transcrevo, porque me é mais fácil, um dos capítulos mais curtos /nenhum deles ultrapassa 2 páginas):

«O livro - cobra vai largando a pele pelos lugares e mãos de passagem, enrosca-se nos braços do leitor que o lê por comunicação táctil. O livro - cobra muda de pele e o leitor é renovado. Pele contra pela. Por osmose um mesmo tecido nasce da morte do anterior. Mas o livro - cobra hiberna e, enquanto hiberna enrosca-se nos buracos da memória, nos interstícios da matéria negra, até novo solstício – só então renasce.. O leitor eterno vive no plano infinito que este livro desenrola. Ou o livro nos infinitos planos da temporalidade do leitor?»

os outros capítulos:


O livro - casa; o livro - errante;o livro – de - ervas; o livro – água; o livro de areia; o livro - do - vento; o livro transparente; o livro - -osso; o livro -peregrino; o livro – do - ser; o livro - animal; o livro -linguagem: o livro – jardim – de - jericó; o livro – das -profundidades; o livro - em -branco; o livro - ave; o livro - fiama; o livro -ninfa; o livro - eugénio; o livro - espectro; o livro - fêmea; o livro – da - sabedoria; livro - aranha; o palimpsesto; livro - abrigo; o livro - cão; o livro - meteoro; livro - comunidade; o livro – cabana – dos - pastores; um livro gato - gata.

MANUEL SILVA TERRA, LIRA-ed.Licorne,2009/2010

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons