11/11/10

DO FILME DO DESASSOSSEGO

cinema


Amanhã

Viver é ser outro. Nem sentir é possível se hoje se sente como ontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que ontem não é sentir — é lembrar hoje o que se sentiu ontem, ser hoje o cadáver vivo do que ontem foi a vida perdida. Apagar tudo do quadro de um dia para o outro, ser novo com cada nova madrugada, numa revirgindade perpétua da emoção -isto, e só isto, vale a pena ser ou ter, para ser ou ter o que imperfeitamente somos. Esta madrugada é a primeira do mundo. Nunca esta cor rosa amarelecendo para branco quente pousou assim na face com que a casaria de oeste encara cheia de olhos vidrados o silêncio que vem na luz crescente. Nunca houve esta hora, nem esta luz, nem este meu ser. Amanhã o que for será outra coisa, e o que eu vir será visto por olhos recompostos, cheios de uma nova visão.

Bernardo Soares.Fernando Pessoa,
in Livro do Desassossego

________

Do Livro do Desassossego (o de Bernardo Soares e de todos nós) não imaginava poder fazer-se um filme. João Botelho fê-lo. Devo confessar que fui assistir com reserva. E fiquei em estado de encantamento, a ver...o filme tem, afinal, apenas 2 horas - Claro que João Botelho, que, aliás,veio, no início, dizer do porquê das suas opções, seleccionou excertos - outros teriam seleccionado nesse livro que não chegou a sê-lo, mas se vai fazendo pelas escolhas de cada um -outros; reuniu artistas,uns mais,outros menos conhecidos; encenou excertos, bem ditos ou cantados por todos eles, e não apenas pelo protagonista; filmou uma das mais belas cidades do mundo , - Oh!Lisboa, meu lar! - penso,como nunca alguém o fizera. Fotografia, actores principal e secundários – textos escolhidos - pelo filme passou a figura e o desassossego do mais célebre ajudante de guarda-livros do mundo. Passaram nos fragmentos do seu Livro/agora filme, o seu e nosso desassosego. Um achado, uma arte que se soma a outra, à do Livro. Num dos mais belos filmes portugueses de sempre,na minha opinião. Se passar aí por perto,(por emquanto anda em circuito relativamente fechado, percorrendo o país, não deixem de o ver. Há alguns pequenos excertos no youtube - mais promocionais do que verdadeiros trailers, No google, podem saber mais sobre o filme, também.E sobre o realizador. Por mim, aguardo a saída em DVD para poder voltar a encantar-me.

Etiquetas: , ,

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons