16/01/11

OS MEUS POETAS - 203

autores


A LUA DE OLHOS AZUIS


De noite, o cabelo das mulheres não se distingue
dos ramos dos salgueiros. Eu caminhava pela berma do ribeiro.
De repente, ouvi cantar. Só então me apercebi da presença
das raparigas.

Perguntei-lhes: «Que canção é essa?».
Responderam-me: «Dos que regressam».
Uma esperava o pai, outra o irmã,
mas a que esperava o noivo era a que mais esperava.

Para eles haviam entrançado coroas e grinaldas,
cortado palmas às palmeiras e apanhado flores de lótus

............................................................[ nas águas.
Abraçadas pelos ombros, cantavam, à vez,
a canção dos que voltam.

Continuei, sozinha, o meu caminho pela margem.
Sentia-m triste mas, ao olhar em volta ,reparei
que,por detrás das altas árvores, a lua se erguia
para, com seus olhos azuis, me guiar os passos.

Pierre Louys - O Sexo de Ler de Bilitis

ed.Relógio d'Água,2010
trad.de Maria Gabriela Llansol

Para saber mais sobre Pierre Louys
http://pt.encydia.com/es/As_can%c3%a7%c3%b5es_de_Bilitis

Etiquetas: ,

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons