12/02/11

GLORIA AO EGIPTO - 2

lugares

[Descendo o rio]


Descendo o rio ao ritmo dos remadores
Para ir, a Mênfis, o meu ramo de juncos sobre
o meu ombro,
Mênfis, conhecida como a «Vida das Duas Terras».
E ao grande deus Ptah pedirei
«Deus da Verdade, deixa que me deite com o meu amor hoje à noite».

Ah! Só pensar nisso faz com que o rio pareça vinho,
O vinho sobe-me à cabeça,
Ptah habita os canaviais dos rios,
A deusa Sekhmet as flores das margens,
O deus Nefertem floresce na flor do 1ótus.

Pensar na beleza do meu amor
É como a manhã a nascer
Dando luz ao céu.

A cidade de Mênfis vê-se na linha do horizonte
O meu amor faz a oferenda
Da sua taça com fruta a Ptah
O deus do rosto que brilha.

Anónimo do Antigo Egipto
Trad. de Hélder Moura Pereira

Etiquetas: ,

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons